1 de agosto de 2009

Um "SIM" que modificou a história da humanidade


No silêncio de um aposento, em Nazaré, ela rezava.


O anjo do Senhor vem interromper seu "deserto", sua prece e contemplação: Ave, Cheia de graça. O Senhor é contigo. Bendita és tu, entre as mulheres!

Maria estremece, em sua humildade. E enquanto o anjo lhe explica os planos do Pai, o céu e a terra aguardam a resposta de Maria.

E ela termina dizendo SIM.

Se esta é a vontade do pai, aceito. "FIAT". Faça-se em mim, segundo a tua palavra!

Aquele SIM de Maria, filha de Joaquim e Ana, foi o SIM mais decisivo e importante sobre a face da terra. Um SIM que modificou os destinos da história. Sem o assentimento de Maria, o plano da redenção, concebido na eternidade, não teria acontecido.

Aquele SIM promoveu Maria à glória suprema, sintetizada em três palavras: MÃE DE DEUS.

Aquele SIM transformou-a, desde o instante da anunciação, no primeiro tabernáculo vivo de Cristo. Nove meses depois, uma estrela indicaria o nascimento de um Deus, feito homem.

E aquele primeiro SIM, proferido no silêncio de um aposento em Nazaré, será confirmado, repetido e ratificado dezenas de vezes depois. Das bodas de Caná ao Calvário, da noite no Cenáculo ao dia de Pentecostes, Maria esteve presente nos momentos mais solenes da vida de seu Filho, dizendo SIM a ele e aos planos do Pai.

Ela mesma profetizara que todas as gerações a chamariam de "bem-aventurada".

Desmoronam-se impérios. Trocam-se governos. Rolam os Séculos. Entra ano, sai ano. Ídolos nascem, ídolos morrem. Tudo envelhece e desgasta. Mas a veneração filial por Maria floresce antiga e sempre nova, no coração de milhares e milhares de fiéis.

Mãe de Deus e Mãe dos Homens, ela continua velando, protegendo, abençoando, conferindo um sentido todo especial à nossa peregrinação através do tempo.

Por isso, embeba seu olhar nos olhos da Mãe, Medianeira de todas as graças. Estrela da Manhã, Rainha dos Apóstolos, Saúde dos Enfermos, Fortaleza dos Fracos. Jamais se ouviu dizer que um único devoto seu fosse por ela desamparado, esquecido.

Ela é Mãe. Co-Redentora. Sua presença de carinho, ternura e amor permanece como o oásis eterno, nos caminhos da humanidade, da Igreja, de cada um de nós. Ela é Mãe. A estrela que orienta a incerteza dos nossos passos e decisões, na travessia da vida.

Sem ela, haveria um vazio no mundo e talvez nem saberíamos o que é FELICIDADE... Pois tudo se modificou, na esperança e na fé, a partir daquele SIM, generoso e profundo, da Virgem de Nazaré, Mãe da Humanidade!

Por isso SEMPRE vamos dizer o nosso SIM à Maria.