17 de setembro de 2009

Aula 03 - Cifragem

Cifragem do violão

É um modelo que usamos para ilustrar o braço por uma cifra representando cordas e casas numa moldura (cifra) como no modelo abaixo. Observe que a numeração das casas se dá do cabeçalho para o cavalete. Considere também a ordem das cordas.





As cordas do violão

Enumeramos as cordas de 1 a 6 a partir da mais fina até a mais grossa. As três primeiras cordas são chamadas de cordas base, pois formam a base dos acordes. As três últimas nós chamamos de bordões e são usadas para fazer o BAIXO dos acordes, semelhante o que faz o instrumento CONTRA-BAIXO nas bandas musicais. Estudaremos isso mais tarde.

Obs. A 4a corda, não raro, é também usada para base em algumas posições.

Existem dois tipos de cordas; aço e nylon. As cordas de aço são mais fortes e reproduzem um som mais alto. Ideal para tocar ao ar livre sem amplificador. No entanto, as cordas de nylon são mais confortáveis para iniciantes quando para apertar as cordas. Profissionalmente, usa-se das duas variedades. Recomenda-se não fazer muita distinção e procurar se adaptar aos dois tipos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Corda de aço é um horror. Raro o instrumentista bom que as usa. Nylon é a única corda usada no erudito e no flamenco. Melhor ignorar as cordas de aço, salvo se for um apaixonado por essas aberrações.